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NUDISMO

Este trabalho se propõe a apresentar uma análise do que é o Anarquismo Verde e quais são os principais escritores de livros e artigos que definem a sua ideologia. O anarquismo verde é uma corrente, dentro do Anarquismo, que se preocupa basicamente com as questões ambientais. Ele também pode dar origem a algumas práticas anarco-revolucionárias cujo foco é a libertação ecológica visando alcançar uma Sociedade Anarquista Ambientalmente Sustentável.

No mundo atual existe uma guerra não declarada formalmente entre aqueles que querem destruir o Planeta Terra e aqueles que querem a sua conservação. Aqueles que querem destruir o planeta são pessoas comandadas pelos principais líderes dos países capitalistas do mundo. Eles não acreditam na preservação da natureza e já estão acostumados a degradar o meio ambiente e a explorar o resto da população mundial. Estas pessoas geralmente são radicais fascistas que não querem abrir mão dos seus controles e privilégios. São os devoradores de recursos que são ávidos pelo poder e pelo controle do atual Sistema Produtivo e Industrial. Felizmente, aqueles que querem conservar o nosso planeta são uma maioria de pessoas conscienciosas e bem informadas que já perceberam que o atual Sistema Econômico e Industrial Capitalista está consumindo os últimos recursos do nosso planeta e levando o mundo para a destruição. Eles acreditam na preservação do meio ambiente, na sustentabilidade e na convivência harmoniosa com a natureza.

Entre estas pessoas que querem a preservação do nosso planeta se encontram os anarquistas verdes, dentre os quais também se encontram alguns radicais ecologistas, alguns ecossocialistas e alguns ecoanarquistas que não acreditam numa solução pacífica para este impasse e preferem partir para soluções mais drásticas. Podemos dizer que eles fazem parte de um exército mundial de ecoguerrilheiros, que começou a ser formado no final do século XIX, quando começou a aparecer os primeiros grandes escritores que começaram a criar a ideologia do Anarquismo Verde, conforme veremos no texto abaixo. Aqui no Brasil existe muita censura com relação a estes assuntos, os principais textos estão em inglês, e foi preciso traduzir o artigo a seguir, da Wikipédia, que segue abaixo com muitos links para a consulta individual:

Anarquismo Verde:

Anarquismo verde (ou eco-anarquismo) é uma escola de pensamento dentro do anarquismo que coloca uma ênfase particular em questões ambientais. A teoria anarquista verde é normalmente aquela que se estende além da ideologia anarquista e faz uma crítica das interações humanas, incluindo uma crítica das interações entre seres humanos e não-humanos também. [1] Isso muitas vezes culmina em uma prática anarquista revolucionária que não é meramente dedicada para a libertação humana, mas também para alguma forma de libertação ecológica, [2] e que tem como objetivo alcançar uma sociedade anarquista ambientalmente sustentável. As primeiras influências importantes foram Henry David Thoreau, Leo Tolstoy [3] e Élisée Reclus. [4] No final do século 19 surgiu o anarco-naturismo com a fusão do anarquismo e filosofias naturistas dentro dos círculos de anarquistas individualistas na França, Espanha, Cuba, [ 5] e em Portugal. Correntes contemporâneas importantes incluem o anarco-primitivismo, que oferece uma crítica da tecnologia e argumenta que o anarquismo é o mais adequado para pré-formas "civilizadas" da vida, veganarquismo, que argumenta que a libertação humana e libertação animal são inseparáveis, [7] e ecologia social , que argumenta que a dominação hierárquica da natureza por humanos decorre da dominação hierárquica do homem pelo homem.

Ecoanarchismo precoce : Henry David Thoreau: Ver artigo principal: Henry David Thoreau

 

Henry David Thoreau, influente anarquista-verde inicial que escreveu o livro Walden:

O anarquismo passou a ter uma visão ecológica, principalmente nos escritos do americanoanarquista e transcendentalista Henry David Thoreau. Em seu livro Walden ele defende a vida simples e auto-suficiência num ambiente natural, e na resistência ao avanço da civilização industrial. [9] O trabalho é uma declaração pessoal de independência, experiência social, viagem de descoberta espiritual, sátira, e manual de autoconfiança. [10] Publicado pela primeira vez em 1854, ele detalha as experiências de Thoreau, ao longo de dois anos, dois meses e dois dias, em uma cabana que ele construiu perto de Walden Pond, no meio da floresta de propriedade do seu amigo e mentor Ralph Waldo Emerson, perto de Concord, Massachusetts. O livro comprime o tempo em um único ano-calendário e usa passagens das quatro estações para simbolizar o

 

desenvolvimento humano. Imergindo-se na natureza, Thoreau esperava ganhar uma compreensão mais objetiva da sociedade através da introspecção pessoal. Viver simplesmente e com auto-suficiênciaforam outras metas de Thoreau, e todo o projeto foi inspirado pela filosofia transcendentalist, um tema central do período romântico americano. Como Thoreau deixou claro em seu livro, sua cabana não estava no deserto, mas na periferia da cidade, cerca de duas milhas (3 km) da casa de sua família. Como tal muitos viram em Thoreau um dos precursores do ecologismo e do anarco-primitivismo representados hoje por John Zerzan. Para George Woodcock esta atitude também pode ser motivada por certa ideia de resistência ao progresso e rejeição do materialismo crescente, que é a natureza da sociedade americana nos meados do século XIX"[9] John Zerzan ele próprio inclui no seu texto as “Excursões "(1863), escrito por Thoreau, em sua compilação editada de escritos chamados “Contra a civilização: Leituras e reflexões”, de 1999. [11]

Élisée Reclus: Ver artigo principal: Élisée Reclus, Francês, geógrafo, anarquista e ambientalista. Élisée Reclus (15 de março de 1830 - 04 de julho de 1905), também conhecido como Jacques Élisée Reclus, foi um famoso francês, geógrafo , escritor e anarquista . Ele produziu sua obra-prima de 19 volumes La Nouvelle Géographie Universelle, la terre et les hommes ( "Geografia Universal"), ao longo de um período de quase 20 anos (1875-1894). Em 1892 ele foi premiado com a prestigiada Medalha de Ouro da Paris Sociedade Geográfica por este trabalho, apesar de ter sido banido da França por causa de seu ativismo político. De acordo com Kirk Patrick Sale: sua obra geográfica, bem estudada e firmeza científica, coloca para fora uma imagem da interação homem-natureza que nós hoje chamaríamos biorregionalismo . Ele mostrou, com mais detalhes do que ninguém, ou mais do que um geógrafo dedicado poderia absorver, como a ecologia do local determina os tipos de vidas e os meios de subsistência que seus habitantes teriam, e como as pessoas poderiam viver adequadamente com auto respeito, em bioregiões autodeterminadas, sem a interferência de governos grandes e centralizados, que sempre tentam homogeneizar diversas áreas geográficas. 

 

Para os autores de um anarquista FAQ Reclus argumentou que: “existe uma harmonia secreta entre a terra e as pessoas a quem ela nutre e, quando as sociedades imprudentes procuram violar esta harmonia, elas sempre acabam lamentando-se”. Da mesma forma, nenhum ecologista contemporâneo diria, em desacordo com seus comentários, que “o homem verdadeiramente civilizado [ou mulheres] entende que a sua natureza [ou dela] está ligada com o interesse de todos e com os da natureza. Ele [ou ela] faz a reparação dos danos causados ​​por seus antecessores e trabalha para melhorar o seu domínio”.

Reclus defendeu a conservação da natureza e fazia oposição a comer carne e ter crueldade com os animais. Ele era um vegetariano. Como resultado, suas ideias são vistas por alguns historiadores como antecipando os modernos movimentos da ecologia social e dos direitos dos animais. Pouco antes de sua morte, Reclus concluiria o livro “L'Homme et la terre” (1905). Neste considerou o desenvolvimento relativo da humanidade para melhorar o seu ambiente geográfico. Reclus também foi um dos primeiros defensores do naturismo.

Anarco-naturismo: Ver artigo principal: Anarco-naturismo : O Naturismo Anarquista do final do século XIX apareceu como a união das filosofias anarquistas e naturistas. Tinha importância principalmente dentro dos círculos anarquistas individualistas na Espanha, França, Portugal, e Cuba.

O Anarco-Naturismo defendeu o vegetarianismo, amor livre, o nudismo e uma visão ecológica do mundo dentro dos grupos anarquistas e fora deles. O anarco-naturismo promoveu uma visão de mundo ecológica, pequenas ecovilas, e mais proeminentemente o nudismo como uma maneira de evitar a artificialidade da sociedade industrial em massa da era moderna. Anarquistas individualistas naturistas viram o indivíduo em seus aspectos biológicos, físicos e psicológicos e tentaram eliminar determinações sociais. Promotores importantes desta escola foram Henri Zislye Emile Gravelle que colaboraram no “La Nouvelle Humanité”, seguido por Le Naturien, Le Sauvage, L'Ordre Naturel, e La Vie Naturelle.

França: Richard D. Sonn comenta sobre a influência de pontos dos vista naturistas no movimento anarquista francês mais amplo:

 

No seu livro das memórias dos seus anos anarquistas, que foi publicado no Le Matin, em 1913,Rirette Maitrejean comenta muito dos regimes alimentares estranhos de alguns dos compagnons.[...] Ela descreveu os “trágicos bandidos" da quadrilha Bonnot e como eles se recusavam a comer carne, nem bebiam vinho, preferindo água. Seus comentários humorísticos refletiam as práticas da corrente "naturista" dos anarquistas individualistas que favoreceram um estilo de vida mais simples e "natural", centrado em uma dieta vegetariana. Na década de 1920, esta ala foi expressa pelo jornal Le Neo-Naturien, Revue des Idées philosophiques et Naturiennes Escritores condenavam a moda de fumar cigarros, especialmente por mulheres jovens; num longo artigo de 1927, onde o cigarro realmente estava conectando o hábito de fumar com o cancro (câncer)! Outros distinguiram entre vegetarianos aqueles que também consumiam carne, a partir do "vegetalians", daqueles mais rigorosos que não comiam nada, apenas legumes. Um anarquista chamado G. Butaud, que fez essa distinção, abriu um restaurante chamado “O Foyer Végétalien” no arrondissement XIX, em 1923. Outros números da revista incluiam receitas vegetarianas.

Em 1925, quando o jovem anarquista e futuro detetive escritor Léo Malet chegou a Paris, a partir do Montpellier, ele inicialmente reuniu-se com anarquistas que operavam outro restaurante vegetariano que servia apenas vegetais, nem peixe nem ovos.
Preocupações nutricionais coincidiram com outros meios de incentivar a saúde dos organismos, tais como o nudismo e a ginástica. Por um tempo, na década de 1920, depois de terem sido libertados da prisão por atividades contra a guerra e o nascimento do Controle Social, Jeanne e Eugène Humbert retiraram-se para a relativa segurança do movimento "Estar Integral", que promovia o nudismo e a aptidão física, que eram vistos como integrantes dos aspectos da saúde no sentido grego de gymnos, significando nu. Este movimento de volta-a-natureza, corrente primitivista, não era um monopólio da esquerda; os mesmos interesses foram ecoados por direitistas alemães na época entre as Grandes Guerras. Na França, no entanto, essas tendências foram majoritariamente associadas a anarquistas, na medida em que sugeriam um ideal de auto-controle e de rejeição dos tabus e preconceitos sociais. [26]

     

Henri Zisly: Ver artigo principal: Henri Zisly : Henri Zisly (nascido em Paris, 02 de novembro de 1872 e morreu em 1945) foi um francês anarquista individualista e naturista . Ele participou, juntamente com Henri Beylie e Émile Gravelle, de muitos jornais como La Nouvelle Humanité eLa Vie Naturelle, que promoveram o anarquismo-naturismo . Em 1902, ele foi um dos principais iniciadores, ao lado de Georges Butaud e Sophie Zaïkowska, da cooperativa Colonie de Vaux,criada em Essômes-sur-Marne , em l'Aisne .

A atividade política de Zisly, destinada principalmente a apoiar um retorno à “vida natural” através da escrita e do envolvimento prático, estimulava confrontos vivos dentro e fora do ambiente anarquista. Zisly vivia criticando o progresso e a civilização, que ele considerava como "um absurdo, ignóbil, e imundo”. Ele se opunha abertamente à industrialização, argumentando que as máquinas eram inerentemente autoritárias. Defendeu o nudismo, defendeu uma aderência não-dogmática e não-religiosa às "leis da natureza", e recomendava um estilo de vida baseado nas necessidades limitadas e na autossuficiência. Porém, não concordou com o vegetarianismo, que considerou “anti-científico".

Cuba: O historiador Kirwin R. Schaffer, em seu estudo sobre o anarquismo cubano, descreve o anarco-naturismo como "Uma terceira vertente dentro do movimento anarquista da Ilha", junto com o anarco-comunismo e o anarco-sindicalismo. O naturismo era um movimento de saúde e estilo de vida alternativo global. Naturistas estão focados em redefinir a própria vida para viver simplesmente, comer barato, mas com dietas vegetarianas nutritivas, e focados em aumentar a sua própria comida, se possível. A paisagem foi posta como uma alternativa romântica para a vida urbana, e alguns naturistas ainda promoviam o que eles viam como os benefícios saudáveis ​​do nudismo. Globalmente, o movimento naturista contava com anarquistas, liberais e socialistas entre os seus seguidores. No entanto, em Cuba, uma determinada dimensão "anarquista" evoluiu, liderada por pessoas como Adrián del Valle, que liderou o esforço de Cuba para mudar o foco do naturismo longe do foco da saúde, só para o naturismo com uma “função social emancipatória”.

Schaffer relata a influência que o anarco-naturismo teve fora dos círculos naturistas. Assim, por exemplo, nada intrinsecamente impediu os trabalhadores anarco-sindicalistas, do Sindicato dos Restaurantes de Havana, de apoiar aos programas de saúde alternativas dos anarco-naturistas e ver essas práticas alternativas como "revolucionárias". Os anarco-naturistas promoveram um ideal rural de vida simples, e estar em harmonia com a natureza, como formas de poupar os trabalhadores do caráter cada vez mais industrializado de Cuba.

Além de promover, no início do século XX, o movimento "back-to-the-terra", (volta para a terra), eles usaram estas imagens românticas da natureza para ilustrar o quão longe a Cuba Industrializada Capitalista havia chegado de uma visão anarquista de harmonia natural. [5] O principal propagandista em Cuba do anarco-naturismo, nascido naCatalunha, foi Adrián del Valle (Aka Palmiro de Lidia). Por décadas seguintes, Del Valle se tornou uma presença constante, não só na imprensa anarquista, que proliferava em Cuba, mas também nas publicações literárias principais. De 1912 a 1913 editou o jornal de livre pensamento El Audaz. Em seguida, ele começou o seu maior trabalho de publicação, ajudando a fundar e editar uma revista de saúde alternativa mensal, que seguiu a linha anarco-naturista, chamada “Pro-Vida”.

Espanha: Isaac Puente, espanhol, naturista anarquista e anarco-comunista: O Anarco-Naturismo foi bastante importante no final da década de 1920 no Movimento Anarquista Espanhol. [30] Depois, na França , os propagandistas importantes do anarco-naturismo incluemHenri Zisly e Émile Gravelle, cujas ideias foram importantes nos círculos anarquistas individualistas na Espanha, onde Federico Urales (pseudónimo de Joan Montseny) promoveu as ideias de Gravelle e Zisly em La Revista Blanca (1898-1905).

 

O papel de ligação desempenhado pelo Grupo Sol y Vida foi muito importante. O objetivo desse grupo era de fazer viagens e aproveitar o ar livre. O ateneu naturista, Ecléctico, em Barcelona, ​​foi a base a partir da qual foram lançadas as atividades do grupo. Primeiro “Etica” e depois “Iniciales, que começou em 1929, foram as publicações do grupo, que durou até a Guerra Civil Espanhola. Devemos estar conscientes de que as ideias naturistas neles expressas combinavam os desejos que a juventude libertária teve de romper com as convenções da burguesia da época. Isso é o que um jovem trabalhador explicou, em uma carta, ao “Iniciales”. Ele escreve sob o pseudônimo ímpar de Silvestre del Campo (homem selvagem no país): "Acho um grande prazer em estar nu na floresta, banhado em luz e ar, dois elementos naturais que não podemos prescindir. Ao omitir a roupa humilde de uma pessoa explorada, (peças de vestuário que, na minha opinião, são o resultado de todas as leis concebidas para tornar nossa vida amarga), nós sentimos que não há nenhuma outra esquerda, mas apenas as leis naturais. Roupa significa escravidão para alguns e tirania para os outros. Apenas o homem nu, que se rebela contra todas as normas, significa anarquismo, desprovido de preconceitos de roupa impostos pela nossa sociedade orientada para o dinheiro ". [30]

     

A relação entre Anarquismo e Naturismo dá lugar à Federação Naturista, em julho de 1928, e ao IV Congresso Naturista Espanhol, em Setembro de 1929, ambos apoiados pelo Movimento Libertário. No entanto, em curto prazo, os naturistas e movimentos libertários cresceram além das suas concepções da vida cotidiana. O movimento naturista se sentia mais perto do individualismo libertário de alguns teóricos franceses, como Henri Ner (com nome real de Han Ryner), do que dos objetivos revolucionários propostos por algumas organizações anarquistas, como a FAI ( Federação Anarquista Ibérica ). Esta tendência ecológica no anarquismo espanhol era forte o suficiente a ponto de chamar a atenção da CNT - FAI , na Espanha.

Daniel Guérin escreveu no seu relatório “Anarquismo: da Teoria à Prática”:

O anarco-sindicalismo espanhol tinha sido a causa para salvaguardar a autonomia do que ele chamou de "grupos de afinidade". Existiam muitos adeptos do naturismo e vegetarianismo entre os seus membros, especialmente entre os pobres camponeses do sul. Ambas as formas de vida foram consideradas adequadas para a transformação do ser humano, em preparação para uma sociedade libertária. No Congresso de Saragoça os membros não se esqueceram de considerar o destino dos grupos de naturistas e nudistas, "inadequados para a industrialização." Como estes grupos não eram capazes de suprir todas as suas necessidades próprias, o Congresso antecipou que os seus delegados, das reuniões da confederação de municípios, seriam capazes de negociar acordos econômicos especiais com as outras comunas agrícolas e industriais. Na véspera de uma grande e sangrenta transformação social, a CNT não achou que era tolo tentar satisfazer as aspirações infinitamente variadas de seres humanos individuais.

     

Isaac Puente: Ver artigo principal: Isaac Puente: Isaac Puente foi um anarquista espanhol influente, durante os anos 1920 e 1930, e um propagandista importante do anarco-naturismo.

Era um militante, tanto da CNT anarco-sindicalista como da Ibérica Federação Anarquista. Ele publicou, em 1933, o livro “El Comunismo Libertário y otras proclamas insurreccionales y naturistas (en: Comunismo Libertário e outros insurrecional e naturista proclama)”, que vendeu cerca de 100.000 cópias, e escreveu o documento final para o Congresso Extraordinário Confederal de Saragoça de 1936, que estabeleceu a principal linha política da CNT para esse ano. Puente era um médico que se aproximou de sua prática médica de um ponto de vista naturista. Ele viu o naturismo como uma solução integral para as classes trabalhadoras, ao lado do Neo-Malthusianismo, e acreditava que dizia respeito ao ser vivo, enquanto que o anarquismo aborda o bem estar social. Ele acreditava que as sociedades capitalistas colocavam em perigo o bem-estar dos seres humanos, tanto do ponto de vista socioeconômico como sanitário, e promoveu o anarco-comunismo, ao lado naturismo, como uma solução.

Outros países: O Naturismo também se reuniu com o anarquismo no Reino Unido.  Muitas das comunidades alternativas, estabelecidas na Grã-Bretanha, no início de 1900, e que praticavam o nudismo, anarquismo, vegetarianismo e o amor livre, foram aceitas como parte de uma forma politicamente radical de vida. Na década de 1920 os moradores da comunidade anarquista em Whiteway, perto de Stroud, em Gloucestershire, chocaram os moradores conservadores da área com a sua nudez sem vergonha. [39]

Na Itália, durante o IX Congresso da Federação Anarquista Italiana em Carrara , em 1965, um grupo decidiu se separar desta organização e criou o “Gruppi di Iniziativa Anarchica”. Nos anos setenta, a maioria era composta de "anarquistas individualistas veteranos” com uma orientação de pacifismo, naturismo, etc.

O americano anarco-sindicalista Sam Dolgoff escreveu sobre algumas das críticas que algumas pessoas fizeram sobre as outras correntes anarquistas do momento com tendências anarco-naturista. Falando da vida na Colônia Stelton de New York, na década de 1930, observou com desdém que: "Como outras colónias, Stelton foi infestada por vegetarianos, naturistas, nudistas, e outros cultists, que se desviaram dos verdadeiros objetivos anarquistas. Alguns residentes sempre andavam descalços, comiam alimentos crus, principalmente nozes e passas, e se recusavam a usar um trator, opondo-se às máquinas, e eles não queriam abusar dos cavalos, por isso eles mesmos cavavam a terra. Tais autoproclamados anarquistas eram, na realidade, "carro de bois anarquistas”. Dolgoff disse que “se opôs à organização e queria voltar a uma vida mais simples." Em uma entrevista com Paul Avrich, antes de sua morte, Dolgoff também resmungou: "Eu estou doente e cansado desses artistas meia-boca e dos poetas que se opõem à organização e só querem brincar com os seus umbigos". [41]

Leo Tolstoy e tolstoyanismo: Artigos principais: Leo Tolstoy e tolstoyanismo

Escritor russo, anarquista cristão e anarco-pacifista Leo Tolstoy também é reconhecido como uma influência no início do anarquismo verde.[3] O romancista foi atingido pela descrição de Christian: era budista e hindu, que prega a renúncia ascética como sendo o caminho para a santidade. Depois de ler passagens como a seguinte abaixo, que abunda em capítulos éticos de Schopenhauer, o nobre russo escolheu a pobreza e a negação formal da vontade:

“Mas essa mesma necessidade de sofrimento involuntário (por pessoas pobres) para a salvação eterna também é expressa pelo enunciado do Salvador (Mateus 19:24 ): "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus”. Portanto, aqueles que levam muito a sério a sua salvação eterna, escolhem a pobreza voluntária, quando o destino tinha negado isso a eles, e eles tinham nascido na riqueza. Assim, o Buda Sakyamuni nasceu um príncipe, mas voluntariamente levou vida pessoal de mendigo. Francisco de Assis, o fundador das ordens mendicantes que, como um jovem em um baile, onde as filhas de todas as notabilidades estavam sentadas juntas, foi perguntado: "Agora Francisco, você não vai em breve fazer sua escolha entre estas belezas?", e ele respondeu: "Eu fiz uma escolha muito mais bela!" "Quem?" "La povertà” (a pobreza). Pouco depois ele abandonou cada coisa e vagou pela terra como um mendigo”. [42]

Apesar das suas dúvidas sobre a violência anarquista, Tolstoy assumiu riscos para fazer circular as publicações proibidas de pensadores anarquistas na Rússia, e corrigiu as notas do príncipe e anarquista russo Peter Kropotkin em "Palavras de um Rebelde", livro publicado ilegalmente em São Petersburgo, em 1906.

Tolstoy ficou entusiasmado também pelo pensamento econômico de Henry George, incorporando-o com aprovação em suas obras posteriores, como Ressurreição, o livro que desempenhou um fator importante na sua excomunhão. Tolstoianos se identificam como cristãos , mas geralmente não pertencem a umaIgreja institucional. Eles tentam viver uma vida ascética evida simples, preferindo ser vegetarianos, não fumantes,teetotal (abstêmios) e castos. Tolstoianos são consideradospacifistas cristãos e defendem a nonresistance em todas as circunstâncias. Eles não apoiam ou participam doGoverno que consideram imoral, violento e corrupto. Tolstoy rejeitou o Estado, (pois ele só existe com base na força física), e todas as instituições que são derivados a partir dele: como a polícia, tribunais e o exército. Tolstoy influenciou Mohandas Karamchand Gandhi que montou uma Colônia Cooperativa chamada “Tolstoy Farm”, perto de Joanesburgo , na África do Sul , tendo sido inspirado pelas idéias de Tolstoi. A colónia compreendia 1.100 acres (4,5 km2) e foi financiada pela Gandhi Herman Kallenbach e colocada à disposição dos satyagrahis desde 1910. Tolstoy também inspirou experiências comuns semelhantes nos Estados Unidos, [48] onde os moradores também foram influenciadas pelas opiniões de Henry George e Edward Bellamy, [49], bem como na Rússia, [50] na Inglaterra [51] e na Holanda. [52]

Meados do século XX: Vários anarquistas, a partir de meados do século XX, incluindo Herbert Read, Ethel Mannin, Leopold Kohr, e Paul Goodman, tiveram ideias proto-ambientais também ligadas ao anarquismo. O livro de Ethel Mannin, de 1944, “Bread and Roses: A Survey utópica e Azul-Print” foi descrito pelo historiador anarquista Robert Graham como estabelecendo "uma visão ecológica em oposição à predominante e destrutiva visão industrial para a organização da sociedade". [54]

Leopold Kohr: Ver artigo principal: Leopold Kohr: Leopold Kohr (nasceu em 5 de outubro 1909, em Oberndorf bei Salzburg , Áustria, e faleceu em 26 de fevereiro de 1994, em Gloucester , Inglaterra) foi um economista , filósofo e cientista político conhecido tanto por sua oposição ao "culto da grandeza" na organização social e como um daqueles que iniciou o movimento “pequeno é bonito.

Durante quase vinte anos, ele foi Professor de Economia e Administração Pública da Universidade de Puerto Rico. Ele se descreveu como um "anarquista filosófico". Em 1937, tornou-se um correspondente freelance durante a Guerra Civil Espanhola , onde ele ficou impressionado com os pequenos governos independentes dos estados separatistas da Catalunha e Aragão , bem como com as pequenas espanhol anarquista estados cidade de Alcoy eCaspe . Em seu primeiro ensaio "Desunião Agora: Um apelo para uma Sociedade baseada em Unidades Autónomas Pequenas", publicado em Commonweal, em 1941, Kohr escreveu sobre uma Europa em guerra: "Temos ridicularizado muitos os Estados pequenos, mas agora estamos aterrorizados por alguns dos seus sucessores." Ele sugeriu a separação da Europa em centenas de cidades-estados. Kohr desenvolveu suas idéias em uma série de livros, incluindo “A Repartição das Nações” (1957), Desenvolvimento sem Aids (1973) e As Nações Superdesenvolvidas (1977). [55] A obra mais popular de Leopold Kohr foi “O Breakdown of Nations”, ( “O Desmembramento das Nações”):

[...] Parece haver apenas uma causa por trás de todas as formas de miséria social: a grandeza. Por mais simplista que isso possa parecer, encontraremos uma ideia mais facilmente aceitável se levarmos em conta que a grandeza, ou de tamanho grande, é realmente muito mais do que apenas um problema social. Parece ser o único problema que permeia toda a criação. Sempre que alguma coisa está errada, alguma coisa está muito grande. Então, se o corpo de um povo torna-se doente com a febre da agressão, da brutalidade, do coletivismo, ou da idiotice maciça, não é porque ele foi vítima de uma má liderança ou de desarranjo mental. É porque os seres humanos, tão encantadores como indivíduos ou em pequenas agregações, foram forjados em unidades sociais ultra concentradas.

Mais tarde, em sua carreira acadêmica e de escritor, ele criticou o "culto da grandeza" e do crescimento económico, em vez de promover o conceito de vida humana em pequenas comunidades. Ele argumentou que a enorme ajuda externa às nações mais pobres abafou as iniciativas locais de Participação. Sua visão prega uma dissolução das estruturas políticas e econômicas centralizadas em favor de um controle local. Kohr foi uma inspiração importante para os movimentos verde, bioregionais, Quarto Mundo, descentralistas e anarquistas. Kohr contribuiu muitas vezes para o jornal de John Papworth: “Quarto Mundo” e “Resurgence. Um dos alunos de Kohr foi o economista EF Schumacher, outra influência importante sobre esses movimentos, cujo livro descendente chamado “Pequeno é bonito tirou seu título de um dos princípios fundamentais de Kohr. Da mesma forma, as suas ideias inspiraram Venda Kirkpatricknos seus livros “Escala humana” (1980) e “Habitantes da Terra: uma Visão Bioregional” (1985). Na primeira publicação americana de “The Breakdown de Nações”, de 1978, Kirkpatrick escreveu o prefácio.

Murray Bookchin: Ver artigo principal: Murray Bookchin: Murray Bookchin (14 de Janeiro, 1921-1930 julho de 2006) [57] foi um americano socialista libertário autor, orador e filósofo. Em 1958, Murray Bookchin se definiu como um anarquista, com paralelos entre o anarquismo e a ecologia. Seu primeiro livro, “Nosso Ambiente Sintético, foi publicado sob o pseudônimo de Lewis Herber, em 1962, alguns meses antes do livro de Rachel Carson a “Silent Spring. O livro descreve uma ampla gama de problemas ambientais, mas recebeu pouca atenção por causa do seu radicalismo político. Seu ensaio inovador "Ecologia e Pensamento Revolucionário" introduziu a ecologia como um conceito na política radical. Em 1968, ele fundou outro grupo, que publicou a influente revista “Anarchos”, que publicou este e outros ensaios inovadores do mundo pós-escassez destacando tecnologias ecológicas tais como, energia solar e eólica, e também destacando a descentralização e a miniaturização. Em palestras por todo os Estados Unidos, ele ajudou a popularizar o conceito de ecologia unida com a contracultura.

 

Pós-escassez anarquismo é uma coleção de ensaios escritos por Murray Bookchin, e publicado pela primeira vez em 1971, por Muralhas Press. Ele descreve a economia de pós escassez e a possível forma que o anarquismo pode levar em condições de pós-escassez. É uma das grandes obras de Bookchin.  Sua tese radical provocou controvérsias, por serutópica e messiânica, onde mostra sua fé no potencial libertador da tecnologia. Bookchin argumenta que associedades pós-industriais também são sociedades de pós-escassez, e que ele pode, assim, imaginar a “transformação das potencialidades sociais e culturais latentes em uma tecnologia de abundância". Segundo Bookchin, a autoadministração da sociedade é agora possível graças ao avanço tecnológico e, quando a tecnologia é utilizada de forma ecologicamente sensível, o potencial revolucionário da sociedade será muito alterado. Em 1982, o seu livro “The ecology of Freedom teve um impacto profundo sobre o movimento ecológico emergente, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior. Ele era a principal figura do grupo “Burlington Greens”, em 1986-1990, um grupo de ecologia que ofereceu candidatos para o Conselho da Cidade de Burlington, em um programa criado para incentivar a democracia nos bairros. No seu livro “AUrbanização para a Cidades” (originalmente publicado, em 1987, como “The Rise of Urbanização e o declínio da Cidadania”), Bookchin traçou as tradições democráticas que influenciaram sua filosofia política e definiu a implementação do conceito de municipalismo. Poucos anos depois, no livro “A Política de Ecologia Social”, escrito por sua parceira de 20 anos, Janet Biehl, vemos um breve resumo dessas suas ideias.

Jacques Ellul: Ver artigo principal: Jacques Ellul: Jacques Ellul (06 de janeiro de 1912 – 09 de Maio de 1994) era um filósofo francês, professor de direito, sociólogo, teólogo leigo, e anarquista Christão. Ele escreveu vários livros sobre cristianismo, a sociedade tecnológica, propaganda, e a interação entre religião e política. Professor de História e Sociologia das Instituições, na Faculdade de Direito e Economia e Ciências da Universidade de Bordeaux, foi o autor 58 livros e mais de uma centena de artigos sobre a sua vida. Em todos os seus escritos, o tema dominante tem sido a ameaça à liberdade humana e à religião, criada por técnicas modernas. O conceito Elluliano da técnica é definido brevemente dentro da seção "Notas ao Leitor" dentro do seu livro “Sociedade Tecnológica” (1964). O que muitos consideram ser o trabalho mais importante de Ellul, “Sociedade Tecnológica” foi originalmente intitulado: La Técnica: L'enjeu du siècle . (Literalmente, "The Stake of the Century") [65] Nele, Ellul estabelece sete características da tecnologia moderna que fazem da eficiência uma necessidade: a racionalidade, artificialidade, automatismo da escolha técnica, o auto-aumento, o monismo, universalismo e autonomia. Para Ellul a racionalidade da técnica impõe organização lógica e mecânica através da divisão do trabalho, a definição de padrões de produção, etc. E isso cria um sistema artificial que "elimina os subordinados de maneira natural." Ele argumenta que hoje a sociedade tecnológica é geralmente considerada “sagrada”, (cf. o Santo Steve Jobs). Ele define a Técnica como sendo "a totalidade dos métodos racionais que levam para a eficiência absoluta (para um determinado estágio de desenvolvimento) em todos os campos da atividade humana". É claro que esta sua análise sociológica não incide sobre a sociedade de máquinas como tal, mas sim sobre a sociedade de "técnicas eficientes".

Desenvolvimentos contemporâneos: Entre os escritores contemporâneos notáveis, ​​que defendem o anarquismo verde atualmente, podemos incluir Layla Abdelrahim, Derrick Jensen , Jaime Semprun , George Draffan, John Zerzan , Starhawk e Alan Carter .

A ecologia social e o communalismo: Artigos principais: A ecologia social e Communalism (Filosofia Política): Murray Bookchin

A ecologia social está intimamente relacionada com o trabalho e as ideias de Murray Bookchin,que, por sua vez, foi influenciado pelo príncipe anarquista russo Peter Kropotkin. Ecologistas sociais afirmam que a atual crise ecológica tem suas raízes em problemas sociais humanos, e que a dominação do homem sobre a natureza decorre da dominação humana sobre os humanos. Mais tarde Bookchin desenvolveu uma filosofia política para complementar a ecologia social, que ele chamou de "Communalism", (escrito com letra maiúscula "C" para diferenciá-lo de outras formas de comunitarismo). Embora tenha sido originalmente concebido como uma forma deanarquismo social, ele desenvolveu mais tarde o Communalism como uma ideologia distinta, que incorpora o que ele viu como, por exemplo, os elementos mais benéficos do anarquismo, marxismo, sindicalismo, e da ecologia radical.

Politicamente, os comunalistas defendem uma rede de assembleias de cidadãos diretamente democráticas e as comunidades individuais, ou cidades organizadas de forma Confederada. O método utilizado para alcançar isso é chamado de municipalismo libertário, e envolve o estabelecimento de instituições democráticas face-a-face que estão crescendo e se expandindo numa forma de Confederação, com o objetivo de, eventualmente, substituir o Estado-Nação.

Janet Biehl (nascida em 1953) é uma escritora que defende a ecologia social, o corpo de ideias desenvolvidas e divulgadas por Murray Bookchin . Em 1986, ela participou do Instituto de Ecologia Social e ali começou uma relação de colaboração com Bookchin, trabalhando intensamente com ele durante as próximas duas décadas na explicação da ecologia social, na sua casa compartilhada, na cidade de Burlington, Estado de Vermont. De 1987 a 2000, ela e Bookchin co-escreveram e co-publicaram o boletim teórico “Perspectivas Verdes”, mais tarde renomeado “Esquerda Verde Perspectives”. Ela é a editora e compiladora de “The Murray Bookchin Leitor”(1997); e a autora de “The Politics of Ecologia social: municipalismo” (1998) e do livro “Rethinking ecofeminista Política” (1991). Também é co-autora (junto com Peter Staudenmaier) do livro “Ecofascismo: lições da experiência alemã”, (1995).

Revista Green Anarchist: Ver artigo principal: Anarquista Verde. Capa da primeira edição da revista "anarquista verde" (Verão de 1984), com trabalhos de arte feitos pelo então editorRichard Caça.

 

A revista Green Anarchist marcou época e foi, durante algum tempo, a principal voz do anarquismo verde no Reino Unido, defendendo uma fusão explícita do socialismo libertário com o pensamento ecológico. Fundada depois dos famosos protestos de 1984 Parem as Cidades, a revista foi lançada no verão do mesmo ano por um editorial coletivo, composto porAlan Albon, Richard Caça e Marcus Christo. As questões iniciais apresentavam uma série de ideias amplamente anarquistas e ecológicas, reunindo grupos e indivíduos tão variados como, por exemplo, a guerra de classes, o veterano escritor anarquista Colin Ward , a banda anarco-punk Crass, bem como o Convoy Paz , ativistas anti-nucleares, ativistasdos direitos dos animais e assim por diante. No entanto a diversidade, que muitos viram como força maior da publicação, rapidamente levou a argumentos irreconciliáveis ​​entre a abordagem essencialmente pacifista de Albon e Christo, e a defesa de um confronto violento com o Estado, proposta por Richard Hunt (Caça). Mais tarde Caça (Hunt) fundou a revista Alternativa Verde, que apoiou o Nacional-Anarquismo e a direita verde radical. Durante os anos de 1990 a revista Green Anarchist ficou sob o comando de um editorial coletivo que incluiaPaul Rogers, Steve Booth e outros, período durante o qual a publicação tornou-se cada vez mais alinhada com o primitivismo, uma filosofia anti-civilização defendida por autores como John Zerzan e Fredy Perlman.

Mais recentemente foi desenvolvida a ideologia do ecofascismo, que defende posições radicais da direita verde e possui algumas outras correntes, como a da ecologia profunda, defendida pelo escritor finlandês Penti Linkola. Entre os escritores que estudaram esta corrente também aparece a canadense Elizabeth Nickson.

A partir de 1995, a polícia de Hampshire, condado do sul da Inglaterra, iniciou uma série de pelo menos 56 ataques, sob o nome de código "Operação Washington”, que acabou resultando, de agosto a novembro de 1997, no Julgamento de Portsmouth, dos editores da revista Green Anarchist Booth, Saxon Madeira, Noel Molland e Paul Rogers, bem como dos editores da revistaAnimal Liberation Front (ALF), do Assessor de Imprensa Robin Webb, dos participantes do grupo Animal Liberation Front Supporters Grupo (ALFSG), e do editor de boletim Simon Russell. Os réus organizaram a Campanha de Defesa GANDALF. Três dos editores da Green Anarchist, Noel Molland, Saxon Madeira e Booth foram presos por "conspiração para incitar a desordem”. No entanto, todos os três foram liberados logo em seguida, através de recurso jurídico.

Fredy Perlman: Ver artigo principal: Fredy Perlman: Fredy Perlman (20 de agosto de 1934 - 26 de julho de 1985) foi um escritor tcheco naturalizado americano, editor e militante do A.V. Seu trabalho mais popular, o livro “Against His-Story, contra o Leviatã, detalha a ascensão da dominação do Estado, com uma releitura da história, através da metáfora hobbesiana doLeviathan. O livro continua a ser uma importante fonte de inspiração para as perspectivas anti-civilização do anarquismo contemporâneo, principalmente no pensamento do filósofo John Zerzan.

Anarco-primitivismo: Artigo principal: O anarco-primitivismo: John Zerzan, teórico anarco-primitivista

O anarco-primitivismo é uma crítica anarquista das origens e do progresso da civilização. De acordo com o anarco-primitivismo, a mudança de caçadores-coletores para a agricultura de subsistência deu origem à estratificação social, coerção e alienação. Os anarco-primitivistas defendem um retorno às formas não-"civilizadas" de vida através da desindustrialização , abolição da divisão de trabalho ou especialização , e abandono das tecnologias de organização em grande escala. Existem outras formas não-anarquistas de primitivismo, e nem todos os primitivistas apontam para o mesmo fenômeno como a fonte dos problemas modernos e civilizados. Anarco-primitivistas são frequentemente distinguidos pelo seu foco nas práxis(práticas) de alcançar um estado feral de ser através de "rewilding", (desdomesticação e volta ao estado primitivo).

 

John Zerzan é um anarquista americano, primitivista, filósofo e autor. Suas obras criticam a civilização agrícola como inerentemente opressiva, e defendem o modo de vida doscaçadores-coletores como uma inspiração para aquilo que uma sociedade livre deve se parecer. Alguns temas de suas críticas incluem a domesticação, linguagem, pensamento simbólico(como matemática e arte) e o conceito de tempo.

Seus cinco livros principais são “Elements of Refusal” (1988), “Essays primitiva e outros futuros (1994), “Correndo no Vazio”(2002), “Contra a civilização: Leituras e Reflexões (2005) e “Crepúsculo das Máquinas” (2008). Zerzan foi um dos editores do jornal Verde Anarchy , um jornal controverso do anarco-primitivismo e do pensamento anarquista insurrecional. Ele também é o anfitrião do programa “Radio Anarchy”, na cidade de Eugene, na Universidade de Oregon, na estação de rádioKWVA. Ele também serviu como editor contribuinte da “Anarquia Revista, e também tem sido publicado em revistas como a Adbusters. Ele faz extensas turnês para falar em todo o mundo, e é casado com uma consultora independente para museus e outras organizações sem fins lucrativos.

Em 1974, Black and Red Press publicou “Sindicatos Contra a Revolução”, pelo teórico espanhol deultra-esquerda Grandizo Munis , que incluiu um ensaio de Zerzan que apareceu anteriormente na revista Telos . Ao longo dos últimos 20 anos, Zerzan tornou-se intimamente envolvido com os jornais “Fifth Estate, Anarchy: A Journal of Desire Armed, “Demolition Derby”, e outros periódicos anarquistas. Ele começou a questionar a civilização no início dos anos 80, depois de ter começado a enfrentar dúvidas em torno da neutralidade da tecnologia e da divisão do trabalho, no mesmo momento em que Fredy Perlman estava chegando a conclusões semelhantes.

Revista Verde Anarchy: Ver artigo principal: Anarquia Verde: Verde Anarchy era uma revistapublicada por uma editora localizada na cidade de Eugene, no Oregon . O foco da revista eraprimitivismo, pós-esquerda anarquia, ambientalismo radical, lutas afro-americanas, resistência indígena anarquista, terra e libertação animal, anti-capitalismo e apoiava também os presos políticos. Ela teve uma circulação de 8.000 exemplares, em parte nas prisões. Os assinantes da prisão receberam cópias gratuitas de cada edição, como era indicado na revista. Verde Anarchy foi iniciada em 2000 e prosseguiu até 2009. O site da revista Verde Anarchy foi desligado, deixando no final uma breve mensagem sobre a cessação de publicação da revista. O subtítulo desta revista é "Um jornal de teoria e ação da anti-civilização”. O autor John Zerzan foi um dos editores da publicação.

Revista Espécies Traitor: Ver artigo principal: Species Traitor: Espécies Traitor é uma revista publicada esporadicamente pelos adeptos do pensamento insurrecional anarco-primitivismo . Ela é impressa como um projeto da “Rede Preto e Verde”, e foi editada pelo escritor e músico punk e anarco-primitivista Kevin Tucker.

ST foi inicialmente identificada como um projeto da “Coalizão Contra a Civilização” (CAC) e da “Rede Preto e Verde” (BAG). A CAC foi iniciada no final de 1999, na sequência dos protestos da Rua Maciços, em Eugene (Reclaim the Streets) e Seattle (OMC) daquele ano. Isso resultou numa nova voz que deu um novo impulso para o anarquismo verde e para os escritores anarco-primitivistas e os seus pontos de vista, tanto no ambiente anarquista como na cultura em geral. A primeira edição saiu no inverno de 2000-2001 (atualmente fora de catálogo) e continha uma mistura de reimpressões e alguns artigos originais de Derrick Jensen e John Zerzan, entre outros. No ano seguinte, na esteira dos Atentados do dia 11 de Setembro, foi dado um grande passo, a partir da primeira edição, para a revista tornar-se independente e ter a sua própria voz, em vez de ser apenas outro porta-voz da retórica anarquista verde. Os artigos tomaram mais de uma direção, profundando-se nas análises, abrindo criticas analíticas entre a anarquia e a antropologia, e fazendo outros ataques à Razão e ao Progresso / lineares possibilitando novas visões da história humana e do futuro, e que estão na base da ideologia da civilização.

Anarquismo Vegan: Ver artigo principal: Veganarquismo :   ou anarquismo vegan, é a filosofia política do veganismo (mais especificamente de libertação animal e da terra libertação ) e doanarquismo , criando um combinado de práxis (práticas) que são projetadas para serem um meio de revolução social . Isto abrange a visualização do Estado como desnecessária e prejudicial aos animais, tanto humanos como não-humanos, enquanto estivermos praticando um estilo de vida vegan. Ela é percebida como uma teoria combinada, onde ambas as filosofias são essencialmente as mesmas. Esta filosofia é ainda descrita como uma perspectiva anti-especista sobre o anarquismo verde, ou uma perspectiva anarquista sobre a libertação animal.

Os Veganarchistas normalmente olham as dinâmicas de opressão da sociedade a serem combatidas, tais como o estatismo, racismo, sexismo e a supremacia humana  e redefinem o veganismo como uma filosofia radical que vê o Estado como prejudicial para os animais. [85]Aqueles que acreditam em veganarchysmo podem ser tanto contra as reformas para os animais como para eles, apesar de não limitarem metas e mudanças dentro da lei.

Derrick Jensen: Ver artigo principal: Derrick Jensen: Derrick Jensen é um autor americano eativista ambiental (é crítico do ambientalismo tradicional) que vive na cidade de Crescent City, no norte da Califórnia.

O trabalho de Jensen é por vezes caracterizado como anarco-primitivista, embora ele rejeite categoricamente esse rótulo, descrevendo primitivista como uma "forma racista para descrever os povos indígenas". Ele prefere ser chamado de "indigenista" ou um "aliado para os indígenas". Segundo Jensen: "os povos indígenas tiveram as únicas organizações sociais humanas sustentáveis ​​e precisamos reconhecer que nós [colonizadores] somos todos os que vivem em terra roubada".

No livro “A língua mais antiga do que as palavras” Jensen usa a lente da violência doméstica para olhar para a maior violência da cultura ocidental. “A Cultura da Make Believe” e começa explorando o racismo e a misoginia para examinar como o sistema económico desta cultura leva inevitavelmente ao ódio e às atrocidades. “Estranhamente como a guerra” ele critica o desmatamento. Em “Caminhar sobre a água” ele fala sobre a educação (e começa assim: "Como é verdadeiro, para a maioria das pessoas que eu conheço, eu sempre amei a aprendizagem, como também é verdade, para a maioria das pessoas que eu conheço, que eu sempre odiei a escola. Porque?"). “Welcome to the Machine” é um livro de Jansen que fala acerca da vigilância , e mais amplamente sobre ciência, o que ele percebe ser uma obsessão ocidental para com o controle. Seu outro livro “Resistência contra o Império” consiste numa série de entrevistas com JW Smith (sobre a pobreza), com Kevin Bales (sobre a escravidão), com Anuradha Mittal (sobre a fome), comJuliet Schor ("globalização" e degradação ambiental), com Ramsey Clark (em "defesa" dos Estados Unidos), com Stephen Schwartz (editor da revista  “A Não-Proliferação Revisão”, que fala das armas nucleares), com Alfred McCoy (política e heroína ), com Christian Parenti (o sistema prisional norte-americano), Katherine Albrecht (em RFID), e com Robert McChesney (em liberdade nos meios de comunicação), realizado entre 1999 e 2004.

Endgame” é um livro de Derrik Jensen sobre o que ele descreve como a inerenteinsustentabilidade da civilização. Neste livro, ele pergunta: "Você acredita que esta cultura irá sofrer uma transformação voluntária de uma forma sã e sustentável de vida?" Quase todas as pessoas falam que não. A pergunta seguinte é: "Como sabemos por este entendimento - que esta cultura não vai voluntariamente destruir o mundo natural, eliminando as culturas indígenas, explorando os pobres, e matando aqueles que resistem – então devemos mudar a nossa estratégia e táticas? A resposta é: “Ninguém sabe, porque?”. “Nunca falamos sobre isso: estamos muito ocupados fingindo que a cultura irá sofrer uma transformação mágica” “Endgame”, diz ele, é "um livro sobre essa mudança na estratégia e na tática". Jensen também co-escreveu o livro “Deep Green Resistance: Estratégia para salvar o planeta” junto com Lierre Keith e Aric McBay.

CrimethInc. : Ver artigo principal: CrimethInc.: CrimethInc. é um grupo ou uma colônia coletiva de células anarquistas autônomas e clandestinas (células).

CrimethInc. Surgiu, em meados da década de 1990, inicialmente com o hardcore zine dianteira interna, e começou a operar como colônia coletiva de células anarquistas em 1996. Desde então, tem publicado artigos, livros e zines para o movimento anarquista, com cartazes e livros de sua própria publicação. Os indivíduos que adoptam o CrimethInc. nom de guerre incluem os condenados ELF incendiários, bem comohacktivistas que atacaram com sucesso os sites do DARE , do Comitê Nacional Republicano e os sites relacionados ao presidente dos EUA, George W. Bush na sua 2004 campanha de reeleição. A criação da propaganda tem sido descrita como a principal função das colônias de células anarquistas coletivas. [101] Entre as suas mais conhecidas publicações estão os livros “Dias de Guerra, Noites de amor, “Espere Resistência, “Evasion, “Recipes for Disaster: An Anarchist Cookbook e o panfleto Lutando por nossas vidas”, (dos quais, até à data, eles afirmam ter impressos 600.000 cópias), o hardcore punk de política “zine dianteira interna, e as músicas de bandas de hardcore punk. Bem como a tradicional oposição anarquista ao Estado e aocapitalismo. Os agentes, às vezes, defendem uma borda em linha reta como um estilo de vida, a superação total dos papéis de gênero , [103] a violenta insurreição contra o Estado, [104] e a recusa do trabalho .

Ação Direta: Artigos principais: movimento radical ambiental, movimento de libertação animale Anarquismo e libertação animal

Alguns anarquistas ativistas verdes se envolvem em ação direta, (para não ser confundido comecoterrorism).

Organizam-se através de grupos como Earth First!, Força Root, ou mais drasticamente, a Frente de Libertação da Terra (ELF), o Exército de Libertação da Terra (ELA) e o Animal Liberation Front (ALF). Eles podem agir diretamente contra o que classificam como sistemas de opressão, como a indústria madeireira, as carnes elaticínios, de testes em animais de laboratórios,instalações de engenharia genética e, mais raramente, instituições governamentais.

Tais ações são geralmente, embora não sempre, não violentas, com grupos como The Cell Olga,para tentar assassinatos de cientistas nucleares, e ação com outros grupos relacionados ao envio de letterbombs (cartas bomba) a tecnologia nano, e a alvos nucleares relacionadas com a tecnologia. [106] Os Anarquistas Ativistas, embora não necessariamente verdes, têm usado os nomes  Milícia dos Direitos Animais, do Departamento de Justiça e Células Revolucionárias, entre outros, para reivindicar a responsabilidade por ataques abertamente violentos.

Convicções e ativistas: Artigos principais: Julgamento GANDALF, SHAC 7 e Parar Huntingdon crueldade animal § Operação Aquiles

Rod Coronado é um eco-anarquista e porta-voz não oficial para a Frente de Libertação Animal eFrente de Libertação da Terra . Em 28 de Fevereiro de 1992, Coronado realizou um incêndio criminoso contra as instalações de pesquisa da Michigan State University (MSU), e lançou um ataque a uma fazenda de vison (pele de marta) nas proximidades do campus, uma ação reivindicada pela ALF, e para o qual Coronado foi posteriormente condenado.

Em 1997, os editores da revista Green Anarchist e dois apoiadores britânicos, da Frente de Libertação Animal, foram julgados em conexão por conspiração para incitar a violência, no que veio a ser conhecido como o Julgamento GANDALF.

O Anarquista Verde Tre Seta  foi procurado pelo FBI por sua conexão com um ELF incêndio em 15 de Abril de 2001, em Ross, uma ilha de areia e cascalho na cidade de Portland, e por ter incendiando três caminhões, no valor de US $ 200.000 em danos. Outro incêndio ocorreu um mês depois, na Empresa Ray Schoppert Logging, em Estacada, no Oregon, em 01 de junho de 2001, contra caminhões de registo e um carregador frontal, resultando em danos de $ 50.000. [109] Seta foi indiciado por um júri federal em Oregon, e acusado de mais quatro crimes num atentado, em 18 de outubro de 2002. Em 13 de março de 2004, depois de fugir para a British Columbia, no litoral oeste do Canadá, ele foi preso em Victoria por roubar um alicate e também foi acusado de estar no Canadá ilegalmente. Ele foi sentenciado, em 12 de agosto de 2008, a 78 meses de prisão federal por sua participação nos incendios e por conspiração nos ataques ELF em 2001.

Em janeiro de 2006, Eric McDavid, um anarquista verde, foi condenado por conspirar para usar fogo ou explosivos para danificar a propriedade de empresas do governo. Em 08 de março, ele entrou formalmente numa greve de fome, devido a prisão ter recusado a lhe fornecer alimentos do tipo vegan. Desde então para ele foram dados alimentos vegan. Em setembro de 2007, ele foi condenado por todas as acusações depois que os dois ativistas, que conspiraram com os culpados pelo PLED, testemunharam contra ele. Uma fonte confidencial do FBI, com o nome de "Anna", se revelou como sendo um quarto participante, no que a defesa do McDavid argumentou que eraaprisionamento. Em maio de 2008, ele foi condenado a quase 20 anos de prisão!

Em 03 de março de 2006, um júri federal em Trenton, New Jersey condenou seis membros da SHAC, incluindo o anarquista-verde Joshua Harper, por "terrorismo e perseguição na Internet", de acordo com o New York Times, considerando-os culpados de usar seu site para "incitar ataques" sobre aqueles que fizeram negócios com a Huntingdon Life Sciences HLS. Em setembro de 2006, os sete membros do SHAC receberam penas de prisão de 3 a 6 anos. Mais alguns outros prisioneiros:

  • Marco Camenisch; Anarquista italiano verde acusado de um incêndio criminoso contra um poste de eletricidade.
  • Nicole Vosper; anarquista-verde que se declarou culpado de acusações contra a HLS.
  • Marie Jeanette Mason # 04672-061, FMC Carswell, Federal Medical Center, PO Box 27137, Fort Worth, TX 76127, EUA. Cumprindo 21 anos e 10 meses pelo seu envolvimento em um incêndio criminoso ELF contra um prédio da Universidade, onde havia a realização de testes de cultura geneticamente modificada. Marie também se declarou culpada de conspirar para realizar ações ELF e admitiu envolvimento em outras 12 ações ELF.

Esperamos que tenham gostado deste texto traduzido pela Comunidade Solaris A-1, de Ilhéus, na Bahia. Também temos um livro com a nossa ecoreligião, que adotamos aqui na Igreja das Energias Benéficas do Universo, e que pode ser usado por outras comunidades alternativas ou pessoas interessadas. Também temos o livro “Solaris”, com alguns princípios para a formação de novas comunidades alternativas. Estes dois livros podem ser enviados de graça, pelo e-mail, para todos que nos escreverem solicitando para: comunidadesolaris@gmail.com

Que as Energias do Bem os acompanhem e os protejam!